NOTAS SOBRE ASTROLOGIA E SAÚDE

O QUE ESPERAR DE UMA PREVISÃO?
7 de Maio de 2019
NOTAS SOBRE RELACIONAMENTOS AMOROSOS
12 de junho de 2019
Mais artigos

NOTAS SOBRE ASTROLOGIA E SAÚDE

Notas sobre astrologia e saúde

Falar sobre saúde, na maioria das vezes, é falar também sobre doenças, portanto é um assunto delicado de se tratar no atendimento astrológico, mas muito procurado pelos clientes. Medicina e Astrologia andaram lado a lado em alguns períodos da História, então temos várias considerações sobre o tema nos textos clássicos, mas é fundamental reforçar o óbvio: o oráculo não substitui o conhecimento perito do médico, sendo importante como forma de conscientização sobre o destino de seu corpo, e não como informação principal de diagnóstico e tratamento. Sendo um assunto mal visto, o astrólogo normalmente aborda de forma geral a questão das doenças em suas consultas, mas certamente tem instrumentos para se aprofundar quando o cliente requer ênfase sobre a questão.

Outro ponto relevante: contexto importa! É mais flexível prever câncer num país que envenena a população com agrotóxico ou febre tifoide onde não há saneamento básico. Quem vos escreve é um astrólogo e sociólogo, então não posso ignorar a dimensão política do assunto.

É muito comum ler por aí que saúde é mote da casa 6 porque é “a casa de Virgem”, o que é um grande erro. Os significados das casas nasceram a partir do movimento primário do Sol, enquanto os signos foram construídos a partir das estações do ano. Não a toa, os planetas se movem em sentido horário pelas casas mundanas, enquanto se movem em sentido anti-horário pelos signos. Assim, quem representa a saúde é o Ascendente, pois é o ponto onde nasce o Sol, o doador de vida. O Ascendente é a mente e o corpo físico do nativo, ligando os dois mundos (o céu e a terra, o espírito e a matéria) e indicando o cerne de seu temperamento. A casa 6, por outro lado, é a casa após o pôr-do-Sol, a perda da luz, o desfalecimento da vitalidade. A saúde é inerente ao ser humano, a doença é sua mazela.

Começamos a investigar a saúde do nativo pelo Ascendente. O regente do Ascendente em casas fortes, digno e recebendo bons aspectos denota saúde ou ao menos resistência às enfermidades. Aspectos tensos dos outros planetas, principalmente do regente da 6, denotam doenças associadas a estes planetas e signos nos quais se encontram. O temperamento do nativo (descoberto por cálculos específicos no mapa) vai representar sintomas típicos de sua natureza (ex: melancólicos podem ter problemas no estômago, fleumático têm tendência a gripes etc). Planetas na casa 6 trazem doenças associadas aos seus significados e ao signo onde se encontram (ex: Saturno em signo úmido na 6 pode indicar pneumonia). Mas vale lembrar que, mesmo havendo planetas na 6, a condição do regente do Ascendente e do grau do Ascendente em si é primordial, pois se ele estiver forte, o nativo não sofre doenças graves ou resiste aos tratamentos. Quadraturas e oposições muito estreitas ao grau do Ascendente ou ao Lote da Fortuna apontam para potenciais problemas.

Doenças psíquicas podem ser vistas pela casa 12 e seu regente, e a forma como ameaçam Mercúrio, Lua e/ou o regente do Ascendente.

Há também que se conferir o Hyleg, o ponto que indica a força vital do nativo, além da Lua e do Sol. Alguns autores calculam o Lote das Doenças (Asc + Marte – Saturno para o dia/ Asc – Saturno + Marte para noite) para complementar a análise.

Guilherme de Carli