ESTUDO SOBRE SINASTRIA- PARTE II

Abuso no Mapa Natal: discussão sobre destino e livre-arbítrio
3 de Fevereiro de 2018
OS SIGNOS DO ZODÍACO E SEUS SÍMBOLOS
17 de Fevereiro de 2018
Mais artigos

ESTUDO SOBRE SINASTRIA- PARTE II

Aqui começa a segunda parte do curso sobre sinastria. Se você ainda não leu a primeira parte, clique aqui.

Após aprendido a relacionar o regente dos ascendentes do parceiro A com o do parceiro B, você perceberá que outros dois astros são especialmente importantes para a análise da sinastria amorosa: a Vênus e a Lua, planetas femininos e noturnos. Enquanto a Vênus representa o desejo, a atração, a expressão do afeto e o sexo (não use Marte para isso, a não ser que Marte seja regente da casa 5), a Lua fala sobre as emoções mais profundas, a mente e as memórias. Dessa forma, é interessante buscar relações harmônicas (conjunção, trígono e sextil) entre Vênus de A e Vênus de B; Vênus de A e Lua de B; Lua de A e Vênus de B, Lua de A e Lua de B. Caso haja quadratura, não há grandes problemas: os desafios estimulam. Difícil mesmo são as oposições.

É extremamente importante que você tenha lido a primeira parte com atenção, porque a regra para buscar aspectos aqui é a mesma que do regente do Ascendente, assim como a lógica das recepções!

De uma forma geral (lembre-se que é preciso considerar os signos envolvidos!!!):

Lua de A em aspecto harmônico à Lua de B: segurança emocional, estabilidade, sentimentos fluidos, aconchego, acolhimento, cuidado mútuo.
Vênus de A em aspecto harmônico à Vênus de B: charme, atração, química sexual, expressão sentimental compreendida um pelo outro, sintonia, simpatia e companheirismo; favorece o casamento.
Lua de A em aspecto harmônico à Vênus de B e vice-versa: compreensão das necessidades um do outro, respeito mútuo, carinho, ajuda, apoio nos projetos, amor nutrido.

Lua de A em aspecto desarmônico à Lua de B: incompreensão, mau entendido, instabilidade, rancor
Vênus de A em aspecto desarmônico à Vênus de B: “disputas” no sexo, desajuste, irritação, gostos avessos, desentendimento, inveja, ciúme.
Lua de A em aspecto desarmônico à Vênus de B: chateação, indulgência, decepção, desaprovação, sentimento de abandono, frieza ou excesso de emoção.

Exemplo 1:

Vênus de A em Câncer em trígono com a Lua de B em Escorpião: a relação é harmônica, mas as emoções de B (Lua) podem perturbar a Vênus de A; enquanto a expressão do afeto de A (Vênus) traz conforto para a Lua de B. Por quê? Porque a Vênus recebe uma luz negativa vinda da Lua em Escorpião, já que a Vênus tem detrimento neste signo. Grave uma coisa: formar aspecto é lançar luz, e a qualidade da luz conta muito!

Exemplo 2:

Lua de A em Áries em quadratura com a Lua de B em Capricórnio: a relação é desarmônica, e a Lua de B é mais prejudicial para a Lua de A do que o inverso, já que está compartilhando luz de seu detrimento. O casal terá que se esforçar muito para compreender como cada um lida com suas emoções.

Exemplo 3:

Lua de A em Áries em quadratura com a Lua de B em Câncer: o aspecto é desarmônico, mas há uma vantagem em relação ao “exemplo 2”, porque a Lua de B favorece a Lua de A ao compartilhar a luz de seu domicílio.

A Vênus, junto à casa 5 e seu regente, indicará a química sexual entre o casal. Novamente, busque ver se há relações harmônicas entre a Vênus de A com o regente da casa 5 de B; o regente da casa 5 de A com a Vênus de B; a Vênus de A com a Vênus de B e o regente da casa 5 de A com o regente da casa 5 de B. Mas, e se houver contradições? Por exemplo, Vênus de A em trígono com o regente da casa 5 de B e regente da casa 5 de A em oposição à Vênus de B? Bem, é raro um relacionamento em que A e B gostem das mesmas coisas e estejam completamente encaixados no quesito sexual, não? É bem comum A proporcionar prazer para B em algumas coisas e, em outras, haver um desajuste dos desejos.

Ascendente, regente do Ascendente, Sol, Lua, Vênus e/ou Júpiter de A na casa 5 de B e vice-versa é muito positivo. Mercúrio e Marte são neutros, a depender de outros fatores, enquanto Saturno pode representar algum bloqueio, a não ser que ele seja o regente do Ascendente ou da casa 5 de A em relação a B e vice-versa.

Outros fatores positivos:

Vênus de A em conjunção ao Nodo Norte de B.
Vênus de B em conjunção ao Nodo Norte de A.
Lua de B em conjunção ao Nodo Norte de A.
Lua de A em conjunção ao Nodo Norte de B.

Esqueça outros aspectos nesta configuração, a não ser a oposição que, obviamente, coloca o planeta de A em conjunção ao Nodo Sul de B, o que é desfavorável.

Na próxima parte, vou ensinar como analisar as temidas oposições entre planetas importantes para a sinastria (regente do Ascendente, Vênus e Lua). Você verá que nem tudo está perdido…

Guilherme de Carli